SÂNSCRITO


O Sânscrito é uma língua clássica da Índia que influenciou consideravelmente os idiomas ocidentais.
Existem algumas versões para o aparecimento do sânscrito e da literatura védica, com datas entre 4300 e 3000 a.C. para o g Veda em que se evidencia a língua, porém para o desenvolvimento de tão complexa linguagem acredita-se que o sânscrito é ainda mais antigo.
Foi com o gramático Pāini (nascido entre os séculos V e IV aC.) e seu tratado da língua sânscrita, que sua forma clássica foi alcançada.  
O conhecimento do Sânscrito é a chave para a sagrada literatura Indiana, como também para qualquer outra forma de estudo nesta tradição.
Para o estudante de Yoga e Vedānta, o estudo dessa linguagem clássica é um meio de afiar o intelecto e prepará-lo para um mergulho nas escrituras originais e seus comentários.

CURSO REGULAR - Módulos 1 e 2
Este curso visa uma prática compreensão da lí­ngua. Os alunos terão contato com os princípios básicos do Sânscrito, possibilitando assim um maior conforto e entendimento do alfabeto em Devanāgarī.

Módulo 1: Aprendizagem da singularidade e características do sânscrito, incluindo noções a respeito de temos técnicos, base nominal e verbal e correspondência entre som e símbolo. O principal propósito deste módulo é a prática da pronúncia correta e alfabetização em Devanāgarī. Ao final dessa etapa o aluno estará lendo e escrevendo em Devanāgarī

Módulo 2: Aprendizagem da gramática sânscrita. O uso dos 8 casos, a conjugação verbal, a declinação nominal, a formação de frases, vocabulário, regras de combinação fonética (sandhi), exercícios. Ao final deste módulo o aluno compreenderá a estrutura do sânscrito, as principais regras de Sandhi, possibilitando a realização de algumas traduções e criação de frases em Devanāgarī.

WORKSHOP - Introdução ao Sânscrito
       O curso tem duração de 4 horas e visa apresentar a linguagem às pessoas que possuem interesse e curiosidade.
        Nele são expostas as características do sânscrito, a precisão da pronúncia em relação ao ponto de articulação da língua e aspiração, número de letras vogais e consoantes, exibição do alfabeto completo, compreensão do sistema de transliteração do Devanāgarī e práticas da pronúncia adequada do sânscrito.

ǁ OM TAT SAT ǁ