Livros e pensamentos

O Poder do Agora - Eckhart Tolle

 
"Nada jamais aconteceu no passado, aconteceu no Agora.
Nada jamais irá acontecer no futuro, acontecerá no Agora.
O que consideramos como passado é um traço da memória, armazenado na mente, de um Agora anterior. Quando lembramos do passado, reativamos um traço da memória e fazemos isso agora. O futuro é um Agora imaginado, uma projeção da mente. Quando o futuro acontece, acontece como sendo o Agora. Quando pensamos sobre o futuro, fazemos isso no Agora. Obviamente o passado e o futuro não tem realidade própria. Do mesmo modo como a lua não tem luz própria e apemas reflete a luz do sol, o passado e o futuro são apenas um reflexo pálido da luz, do poder e da realidade do eterno presente. A realidade deles é 'emprestada' do Agora."

 De Yoga, Imortalidade e Liberdade - Mircea Eliade

"O Sankhya apenas prolonga a tradição das Upanishads: 'Quem conhece o atman atravessa o oceano do sofrimento' (Chandogya Upanishad, VII, I, 3). 'Pelo conhecimento, a liberação; pela ignorância, a servidão' (Sankhya Sutra, III, 22, 23). E a primeira etapa da conquista 'desse conhecimento' consiste em negar que o espírito tenha atributos, o que significa negar o sofrimento como algo que nos corresponde, considerando-o um fato objetivo, exterior ao espírito, isto é, destituído de valor, de sentido (pois todos os 'valores' e 'sentidos' são criados pela inteligência enquanto ela reflete o purusha). A dor existe apenas na medida em que a experiência é relacionada com a personalidade humanda considerada idêntica ao purusha, ao Si. Mas, por ser ilusória, essa relação pode ser suprimida. Quando o purusha é conhecido, os valores são anulados; a dor não é mais dor nem não-dor; é um simples fato; 'fato' que, apesar de conservar a estrutura sensorial, perde seu valor, seu sentido. É necessário compreender este ponto, capital para as doutrinas Sankhya e Yoga, e sobre o qual, ao que parece, não temos insistido o suficiente. A fim de se libertar da dor, ambas as escolas negam a dor como tal, abolindo assim toda relação entre o sofrimento e o Si. Desde o momento em que compreendemos que o Si é livre, eterno e inativo, tudo o que nos acontece, dores, sentimentos, desejos, pensamentos etc., não nos pertence mais. Tudo isto constitui um conjunto de fatos cósmicos, condicionados por leis, reais com certeza, mas de uma realidade que nao tem nada em comum com nosso purusha. A dor é um fato cósmico e o homem sofre esse fato ou contribui para sua perpetuação unicamente na medida em que aceita e se deixa levar pela ilusão" (pg. 38)


Revolução Silenciosa (texto recebido com autor desconhecido)

Na superfície da terra exatamente agora há guerra e violência e tudo parece horrível.
Mas, simultaneamente, algo silencioso, calmo e oculto está acontecendo e certas pessoas estão sendo chamadas por uma luz mais elevada. Uma revolução silenciosa está se instalando de dentro para fora. De baixo para cima. É uma operação global. Uma conspiração espiritual Há células dessa operação em cada nação do planeta.
Vocês não vão nos assistir na TV. Nem ler sobre nós nos jornais. Nem ouvir nossas palavras nos rádios. Não buscamos a glória.Não usamos uniformes. Nós chegamos em diversas formas e tamanhos diferentes. Temos costumes e cores diferentes. A maioria trabalha anonimamente.
Silenciosamente trabalhamos fora de cena. Em cada cultura do mundo. Nas grandes e pequenas cidades, em suas montanhas e vales. Nas fazendas, vilas, tribos e ilhas remotas.
Você talvez cruze conosco nas ruas. E nem perceba... Seguimos disfarçados.
Ficamos atrás da cena. E não nos importamos com quem ganha os louros do resultado,e sim, que se realize o trabalho.E vez enquanto nos encontramos pelas ruas.
Trocamos olhares de reconhecimento e seguimos nosso caminho.
Durante o dia muitos se disfarçam em seus empregos normais.
Mas à noite, por atrás de nossas aparências, o verdadeiro trabalho se inicia.
Alguns nos chamam do Exército da Consciência. Lentamente estamos construindo um novo mundo.
Com o poder de nossos corações e mentes. Seguimos com alegria e paixão.
Nossas ordens nos chegam da Inteligência Espiritual e Central.
Estamos jogando bombas suaves de amor sem que ninguém note; poemas, abraços, músicas, fotos, filmes, palavras carinhosas, meditações e preces, danças, ativismo social, sites, blogs, atos de bondade...
Expressamo-nos de uma forma única e pessoal. Com nossos talentos e dons.
Sendo a mudança que queremos ver no mundo. Essa é a força que move nossos corações.
Sabemos que essa é a única forma de conseguir realizar a transformação.
Sabemos que no silêncio e humildade temos o poder de todos os oceanos juntos.
 Nosso trabalho é lento e meticuloso. Como na formação das montanhas.
O amor será a religião do século 21. Sem pré-requisitos de grau de educação.
Sem requisitar um conhecimento excepcional para sua compreensão. Porque nasce da inteligência do coração. Escondida pela eternidade no pulso evolucionário de todo ser humano. Seja a mudança que quer ver acontecer no mundo. Ninguém pode fazer esse trabalho por você. Nós estamos recrutando. Talvez você se junte a nós.

Ou talvez já tenha se unido.Todos são bem-vindos.
A porta está aberta.


Uma Visão Profunda do Yoga - Georg Feuerstein


- O objetivo tradiconal do Yoga é ocasionar uma trasnformação profunda no praticante por meio da transcendência do ego

- Yoga é a "união" do eu inferior (preso ao corpo) com o Si Mesmo transcendental (Atman), o que pode acontecer através de uma adequada concentração da atenção

- O Si Mesmo identifica-se falsamente com o corpo-mente, causando o fenômeno da consciência individuada, que sofre com suas supostas limitações

- O sujeito consciente (Si Mesmo), por meio de Viveka (discernimento), percebe-se em sua verdadeira realidade: uma consciência eternamente livre e independente

- A mente escrava considera-se um complexo corpo-mente e por isso sofre aparentemente todas as limitações da vida corpórea, o Yoga busca a libertação desta escravidão mental e, com isso, a eliminação do sofrimento humano

- O Yoga é o esforço sistemático para sair de todo o ciclo de ganha e perda, de prazer e dor, de dualidades. Quando se está em contato com a Realidade que trascende o corpo-mente e quando se sente o gosto puro e delicado do Si Memso, todos os possíveis prazeres que poderiam ser fornecidos pelos objetos perdem seu fascínio. A mente torna-se mais equânime. Somos levados a "visão de igualdade", o estado de graça em que vemos todas as coisas sob a mesma luz. Cada coisa se revela como a grande Realidade e nenhum objeto parece ter mais valor do que os outros.


OM TAT SAT